Nhdesign

Krav Maga

‘Krav' significa combate, ‘Maga’ significa contacto. Combate próximo.

O CONCEITO

Krav Maga

O Krav Maga é um sistema Israelita de defesa pessoal e combate, reconhecido pelo Governo e pela I.D.F. como o principal método de defesa pessoal e de combate em Israel.
Deriva de 2 palavras Hebraicas: ‘Krav’, que significa combate, e ‘Maga’ que significa contacto. Juntas significam combate próximo.
Criado nos anos 30 face à necessidade de protecção da comunidade Judaica frente à crescente violência anti-semita em Bratislava antes da 2ª Guerra Mundial, este sistema foi desenvolvido em condições reais de violência, primeiro na Europa, e posteriormente no Médio Oriente, na sequência da experiência de lutas de rua e situações de guerra, bem como da experiência desportista de Imi Lichtenfeld (ginástica, boxe, wrestling, judo e ju-jitsu). Assim nasceu o Krav Maga, legado de toda uma vida a cujo desenvolvimento Imi dedicou a sua vida. Ao desenvolver este sistema, a principal preocupação de Imi era a sobrevivência do praticante em qualquer situação.

O conceito do sistema é baseado na simplicidade de movimentos e conservação de energia. É uma arte eficiente, sem regras ou códigos de desportivismo, pois numa situação real as regras limitam o praticante.

A primeira coisa que o praticante deve fazer é tentar evitar o confronto. No entanto, face a um ataque, ele deve responder com a força e o impacto necessários, a fim de neutralizar a ameaça e sair da situação de perigo. No Krav Maga o praticante aprende como atingir as partes mais vulneráveis do seu adversário, a fim de neutralizá-lo da maneira mais rápida possível impedindo-o de causar qualquer dano.
A filosofia do Krav Maga é só uma, a sobrevivência do praticante. Neste sentido não existem regras de conduta ou de cavalheirismo, nem são desenvolvidos conhecimentos ou capacidades que vão para além desse objectivo. No entanto, evitar o confronto a todo o custo, ser digno e atingir a competência e mestria necessárias para que não seja necessário tirar a vida a ninguém, são valores fundamentais característicos da modalidade.

SIMPLES, RÁPIDO, EFICIENTE…

Imi adaptou o sistema para civis de forma a poder ser útil a pessoas de diferente estatura, condição física, sexo, capacidades e idade. Foi criado com o objectivo de facilitar a aquisição rápida mas capaz de técnicas a militares, aplicando-se o mesmo na vertente civil.

PARA CIVIS
Krav Maga

Na adaptação do Krav Maga para civis o objectivo é preparar o praticante para qualquer tipo de situação real de violência. Incutir no aluno o evitar a todo o custo qualquer confronto e, caso isso não seja possível, utilizar todos os meios ao seu alcance de forma a proteger a sua integridade física intacta, são nossos objectivos primordiais. Prevenção, identificação de situações de perigo e como as evitar são parte integrante do treino. No Krav Maga a defesa pessoal tenta preparar o praticante para situações de agressão física sem armas, com armas contundentes, cortantes ou de fogo, assim como estratégia e táctica contra atacantes múltiplos. Em suma, na vertente civil a formação centra-se acima de tudo na realidade, com conteúdos técnicos e provas dadas em cenários reais, integrados com o condicionamento físico extensivo de forma a aprimorar ainda mais a capacidade de resposta do praticante. O objectivo é tornar o cidadão proficiente em defesa pessoal e combate corpo a corpo no menor tempo possível, proporcionando a retenção de técnicas sólidas em cenários de treino dinâmicos.

PARA FORÇAS DE SEGURANÇA / MILITARES
Krav Maga

O Krav Maga Israelita foi desenvolvido para a IDF como forma de preparar e tornar os seus soldados aptos em combate corpo a corpo no menor tempo possível. A IDF usa o Krav Maga como o seu meio oficial de treino em defesa pessoal e combate desde a sua criação em 1948.
Aos militares são ensinadas aplicações técnicas de controlo de agressores e de combate, recorrendo ou não ao uso terminal de força, utilização ofensiva e defensiva de armas de fogo e armas cortantes e armas contundentes assim como estratégias e tácticas de tiro em operações de alto risco e contra terrorismo.
Para forças de segurança, em que o recurso ao uso terminal de força é sempre a ultima opção, o Krav Maga prepara os agentes para identificar e prevalecer face a qualquer tipo de confronto violento. Defesa contra agressores com armas contundentes, armas cortantes ou de fogo, estratégia face a um ou múltiplos atacantes, técnicas de controlo e dissuasão de agressores assim como a implementação, utilização e retenção de arma, são conteúdos abordados nesta área.

Krav Maga

KRAV MAGA

Um sistema de defesa pessoal e combate completo e prático

No Krav Maga são ensinadas técnicas de defesa pessoal e combate corpo a corpo altamente eficazes, incluindo defesas contra atacantes múltiplos, defesas contra armas contundentes, cortantes e armas de fogo, onde os cenários reais de violência têm um realce importante no treino.

CONSCIENCIALIZAÇÃO

Usando técnicas de defesa pessoal e combate em várias combinações, os alunos desenvolvem a consciência e a capacidade de defesa contra os mais variados ataques, de forma instintiva e muita das vezes improvisada.O treino de combate gera a consciência implícita e a sensibilidade necessárias às interacções quotidianas violentas que têm lugar na rua.

CONFIANÇA

O Krav Maga não depende exclusivamente da força ou do poder. Desde o início, os alunos são preparados para atacar alvos vulneráveis ao invés de tentarem combater com força a força do oponente. Os alunos aprendem a confiar nas suas capacidades e são surpreendidos sempre que ultrapassam as suas limitações iniciais.

APTIDÃO FÍSICA

O nosso método de treino desafia os alunos a tomarem consciência dos seus objectivos e das suas limitações momentâneas de aptidão física, e permitindo-lhes superar as suas expectativas. As diferenças no condicionamento pessoal e habilidade são respeitadas pois é o Krav Maga que tem de se adaptar ao aluno e não o contrário. Cada aluno é encorajado a maximizar a sua capacidade, com foco na velocidade, resistência, força, flexibilidade e precisão, para além da coordenação necessária ao combate e à defesa pessoal verdadeiramente eficaz.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO KRAV MAGA

Esperar tudo – não existem regras quando se é atacado
Usar os reflexos naturais do corpo no movimento defensivo
Defender e atacar simultaneamente ou no menor tempo possível
Usar as armas naturais do corpo, assim como objectos
Explorar os pontos mais vulneráveis do corpo humano
Explorar os pontos fracos do agressor e nunca usar força contra força
Não tomar nenhuma acção defensiva, sem uma acção ofensiva
Evitar lesões

ADAPTATIVO, CRIATIVO, PRÁTICO

O Krav Maga é um sistema moderno e inovador de defesa pessoal e combate que é continuamente aperfeiçoado e desenvolvido em resposta à experiência prática adquirida, tanto na rua como em situações de combate real. Os praticantes procuram constantemente por novos métodos, novas técnicas tendo em vista a melhoria e a eficácia do sistema. Porque não existem regras, a criatividade individual é sempre incentivada.

Krav Maga

DESENVOLVIDO PARA USO NA RUA

Ao defender-se contra um agressor na rua, o praticante está ciente de que as variáveis não são fixas. O praticante pode ser confrontado com múltiplos atacantes ou um adversário com uma arma, ou ambos. Por esta razão, no Krav Maga é realçado o treino sem regras, permitindo que em situação real o indivíduo utilize a técnica que lhe for mais adequada para se defender. Isso inclui o uso de objectos encontrados como armas, realçando o ataque a pontos vulneráveis – como a parte de trás do pescoço, têmporas, olhos, garganta, joelhos e genitais – do corpo de um oponente.

UMA ABORDAGEM SIMPLES PARA A APRENDIZAGEM

No Krav Maga todas as defesas são baseadas nos reflexos, as respostas naturais do corpo humano. Através da prática constante e da repetição, a defesa eficaz contra as muitas formas possíveis de ataque torna-se automática, torna-se uma segunda natureza. É sobre esta capacidadeIsso permite que um confronto real na rua se torne familiar para o praticante, e que as técnicas de Krav Maga sejam automaticamente utilizadas. Como sistema de combate prático que é, o Krav Maga inclui uma ampla gama de opções, raramente encontradas noutros estilos, onde se destacam as combinações de ataque contínuo (retzef), defesas e contra ataques simultâneos, combinações e simulações de ataque a diferentes alvos, etc.